Conclusão

A tecnologia generalizada tem um potencial imenso na integração e desenvolvimento do conhecimento humano, possibilitando a reformulação global da visão do mundo e integrando cada indivíduo num projecto comum. Assim, nesta “aldeia global” os novos métodos e as novas tecnologias de educação à distância e educação online são importantes soluções na integração de conhecimentos, onde o tempo e a distância são relativizados.

“A cada minuto que passa, há novas pessoas que se ligam à Internet, novos computadores que se interligam, novas informações que são injectadas na rede. Quanto mais se amplia o ciberespaço, mais ele se torna universal, e menos o mundo informativo é totalizável. O universal da cibercultura é tanto desprovido de centro como de linha directriz.” (Lévy, 2000, p. 113)

Actualmente, vivemos na era da tecnologia e os professores devem avaliar os novos meios de educação que se encontram à sua disposição no processo de aprendizagem, podendo testar a sua aplicação em diferentes situações pedagógicas. Surge, assim, uma nova dimensão de aprendizagem na educação, que não está limitada à sala de aula e onde o professor deve apoiar os seus alunos na procura de informação e na construção dos conhecimentos.

Com o surgimento das Tecnologias de Comunicação e Informação, a mediação realizada pelo computador na digitalização e a comunicação em rede (através de ferramentas de comunicação assíncronas e síncronas) possibilitam a captação, processamento e transmissão de enormes quantidades de informação eficazmente pelas diferentes instituições e indivíduos, originando a Sociedade da Informação.

As novas tecnologias constituem assim eficazes instrumentos de comunicação entre as pessoas, constituindo verdadeiras alternativas pedagógicas onde o aluno assume o papel central no novo paradigma educativo (ensino mais activo) e têm à sua disposição a Web e outros recursos digitais – ambiente virtual - que ao fornecer informação lhe possibilita a construção do seu próprio conhecimento de modo activo e colaborativo, aspectos cada vez mais valorizados no mundo actual. O professor desempenha um papel de orientador das aprendizagens do aluno, que apesar disto deve realizar uma permanente actualização e, se for o caso, alteração das estratégias educativas, com o objectivo de motivar os alunos e de encaminhar para a educação muitas das potencialidades das diferentes tecnologias (como por exemplo, a utilização em contexto educativo de e-recursos: websites, blogues e plataformas interactivas, tendo como finalidade melhorar a qualidade do ensino). Este ao utilizar de forma correcta as novas tecnologias só estará a melhorar os resultados da aprendizagem dos seus alunos, proporcionando-lhes uma maior diversidade de experiências educativas e uma maior interactividade na relação professor-aluno e aluno-aluno. Assim, as novas tecnologias fomentam ambientes de aprendizagem motivadores, interactivos e simples de desenvolver, encurtando a discrepância entre a escola e o mundo real, em que as constantes mudanças socioeconómicas submetem as pessoas a uma aprendizagem e adaptação contínua.

O desenvolvimento tecnológico e a difusão de espaços na Web acessíveis a todos os cidadãos, associados à facilidade de utilização e à inexistência de custos de utilização, conduziram à sua adopção em massa, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento na sociedade e na educação. Actualmente, o desenvolvimento tecnológico possibilita um equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino online, e cabe ao professor e à instituição adaptar aos interesses dos alunos e ao tipo de aprendizagens/conteúdos a leccionar o que mais se ajusta.

Para concluir, o surgimento das tecnologias da informação no quotidiano dos indivíduos tem um forte impacto na sociedade actual, sendo-lhes exigido uma constante adaptação, multifuncionalidade e criatividade na resolução de novos problemas que vão surgindo. Por isso, a escola não deve e não pode ficar indiferente às modificações que ocorrem na sociedade e à generalização dos novos meios de comunicação e universalização e uniformização da informação, tornando assim o mundo global. Deste modo, a educação deve preparar para a vida.

Trabalho

Este foi o PowerPoint que fizemos para podermos apresentar na aula. Este refere toda a matéria que abordamos nos resumos do textos, bem como alguns conceitos dos vários tipo de ferramentas existentes online.

Como criar um Blogue e um Voki

Esta apresentação foi feita com o intuito de ajudar todos os interessados em criar um Blogue e um Voki. Nele encontrarão todos os passos que devem seguir para que possam criar estas duas aplicações.
Contudo, este PowerPoint foi feito com a intenção de servir de complemento para a apresentação oral à turma.
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Resumo do capítulo "As TIC na educação em Portugal: Concepções e Práticas"

Títulos e sub - títulos do artigo:

Roteiros pedagógicos - pretextos gerais

- Pretexto 1- A reflexão

- Pretexto 2- A flexibilidade

- Pretexto 3- A colaboração

Roteiros pedagógicos online - (con)textos gerais


Roteiros pedagógicos online - textos e pretextos para a utilização das TIC no ensino superior

A internet e o computador, com o passar do tempo foram ganhando ênfase e tendo um grande impacto no dia-a-dia da nossa sociedade, assim como no domínio educativo.

A questão educativa não é só uma questão técnica, pois, também, é importante o seu lado ético e estético, assim como o pensamento necessário à crítica, mais concretamente à colocação de dúvidas. Isto leva a que realcemos a construção reflexiva e flexível do conhecimento, sendo que a prática reflexiva pretende ir ao encontro de um vínculo entre a teoria e a prática, uma vez que o uso do conhecimento agrega necessariamente as duas frontes do conflito: sensibilidade e competência vivencial e a exploração teórica. A flexibilidade é justificável, uma vez que o conhecimento tem de ser usado de diversas maneiras e os fenómenos tem de ser comprovados através de variadas “verdades”.

A integração das novas tecnologias no processo educativo facilita o traça um cenário pedagógico, baseado em projectos colaborativos, em que o sujeito tem um papel activo e critico na construção do conhecimento. A construção de ambientes de aprendizagens mais flexíveis e uma maior utilização das ferramentas online estimulam a colaboração entre as pessoas e representa um desafio no desenvolvimento de grupos de trabalho, assim como mudanças significativas no que refere a pedagogia universitária.


Roteiros pedagógicos - pretextos gerais


Na sociedade moderna, à ciência contende a revelação da realidade, do conhecimento científico, que tem por base o conhecimento gradual, dedutivo e aditivo dessa mesma realidade. Conhecimento, este que é atestado como verdade objectiva, que vai divulgando a essência das coisas alem da existência do sujeito.
Nos dias de hoje verificamos a existência de um movimento/mudança que vai de encontro a uma outra perspectiva, denominada de construtivista, em que o conhecimento é assente como sendo algo relativo ou dependente da situação, logo esta em constante evolução e desenvolvimento. Esta perspectiva tem como princípio o primado absoluto do sujeito na construção do conhecimento, sendo que esta construção está baseada na experiência da realidade e no conhecimento, que o próprio sujeito adquiriu, uma vez que o sujeito constrói o mundo externo de formas diferentes e esta compreensão é validada, tendo em conta os critérios subjectivos de probabilidade das relações do sujeito com o mundo.

Existem múltiplas maneiras de estruturação do mundo, assim como significados/perspectivas para um qualquer acontecimento ou conceito, não existindo, por isso, um único significado correcto ou verdade objectiva.

Nesta perspectiva construtivista, a aprendizagem é vista como um processo de desenvolvimento, de construção de representações ou significados.

-Pretexto 1- A reflexão

A reflexão estreia-se com um estado de perplexidade, hesitação ou dúvida acerca, de uma dada situação, que inclui todo um esforço consciente e voluntário, no reconhecimento da natureza do problema e assim encarar potenciais soluções, que amparara na fundamentação de respostas ou conhecimentos relativos à situação.

Em suma poderemos afirmar que a reflexão implica saber pensar, ser capaz de suportar uma conclusão ou juízo, saber procurar nova ou outra informação susceptível de confirmação/rejeição, de modo a fundamentar a primeira ideia, crença ou forma de conhecimento. Contudo a reflexão não é vista como um processo natural, pois implica formação, contudo esta formação não ensina a pensar, mas tem por finalidade a aprender a pensar de forma correcta. Que consecutivamente implicara diálogos ou conversas sucessivas com a pratica, ou com diversas situações educativas, que culminara na construção de sentidos ou significados, isto é, na edificação do conhecimento no sentido de uma acção competente.

-Pretexto 2- A flexibilidade

É definida como tendo capacidade para reformar o conhecimento, considerando as múltiplas ou diversas perspectivas perante as exigências que sucedem da complexidade e particularidade das situações com que o sujeito é confrontado. O desenvolvimento da flexibilidade impõe uma nova forma de aprendizagem e de ensinamento onde se privilegia as múltiplas representações.

-Pretexto 3- A colaboração


A colaboração é vista como uma atitude, filosofia pessoal ou forma de pensar no ensino-aprendizagem, onde cada sujeito é responsável além da sua própria aprendizagem a do próprio grupo onde esta envolvido, na resolução de uma tarefa. Esta competência é vista como sendo uma situação onde duas ou mais pessoas aprendem e ambicionam aprender de forma contígua.A aprendizagem implicara três importantes características: a interactividade, interacções (as) síncronas e negociação.

Roteiros pedagógicos online - (con)textos gerais

As TIC apresentam instrumentos que são capazes de suportar estratégias de formação, instrumentos que são construídos e contextualizados pelo sujeito, de forma colaborativa às aprendizagens.

Os novos media constituem as ferramentas necessárias à construção do conhecimento e/ou partilha de experiências capazes de serem olhadas de diversas perspectivas ou integrando diversas leituras.

No âmbito da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o ensino à distância teve como base o Teleduc, onde as funcionalidades oferecidas por este podem ser resumidas em três grandes grupos: ferramentas de administração (garantem a acessibilidade), de coordenação (direcciona-nos) e de comunicação.

No ambiente de aprendizagem virtual centramo-nos na construção de um projecto, quer seja um jogo ou um recurso educativo, o que implica a gestão de conhecimentos complexos e pouco estruturados. Do modelo de aprendizagem fazem parte: outros jogos/ recursos, onde são apresentados os problemas que vão surgindo na planificação e desenvolvimento; as soluções possíveis, que também podem ser analisadas em espaços combinados para o efeito; o material de apoio e a bibliografia, que nos leva a uma compreensão dos conceitos teóricos e fundamentais da tarefa; e, por fim, uma construção reflexiva e colaborativa sobre a temática. Quanto ao apoio social e contextual, este caracteriza-se através de secções presenciais e ferramentas disponibilizadas online, como é o caso do mural, e-mail e o perfil. Assim, as ferramentas de comunicação podem ser de dois tipos: motivação e socialização (mural e parada obrigatória) e troca de informação e construção flexível, reflexiva e colaborativa (fóruns e portefólios).

Costa, F. A., Peralta, H., Viseu, S. (2007). As TIC na educação em Portugal: Concepções e Práticas (pp. 338-349). Porto Editora.