A tecnologia generalizada tem um potencial imenso na integração e desenvolvimento do conhecimento humano, possibilitando a reformulação global da visão do mundo e integrando cada indivíduo num projecto comum. Assim, nesta “aldeia global” os novos métodos e as novas tecnologias de educação à distância e educação online são importantes soluções na integração de conhecimentos, onde o tempo e a distância são relativizados.
“A cada minuto que passa, há novas pessoas que se ligam à Internet, novos computadores que se interligam, novas informações que são injectadas na rede. Quanto mais se amplia o ciberespaço, mais ele se torna universal, e menos o mundo informativo é totalizável. O universal da cibercultura é tanto desprovido de centro como de linha directriz.” (Lévy, 2000, p. 113)
Actualmente, vivemos na era da tecnologia e os professores devem avaliar os novos meios de educação que se encontram à sua disposição no processo de aprendizagem, podendo testar a sua aplicação em diferentes situações pedagógicas. Surge, assim, uma nova dimensão de aprendizagem na educação, que não está limitada à sala de aula e onde o professor deve apoiar os seus alunos na procura de informação e na construção dos conhecimentos.
Com o surgimento das Tecnologias de Comunicação e Informação, a mediação realizada pelo computador na digitalização e a comunicação em rede (através de ferramentas de comunicação assíncronas e síncronas) possibilitam a captação, processamento e transmissão de enormes quantidades de informação eficazmente pelas diferentes instituições e indivíduos, originando a Sociedade da Informação.
As novas tecnologias constituem assim eficazes instrumentos de comunicação entre as pessoas, constituindo verdadeiras alternativas pedagógicas onde o aluno assume o papel central no novo paradigma educativo (ensino mais activo) e têm à sua disposição a Web e outros recursos digitais – ambiente virtual - que ao fornecer informação lhe possibilita a construção do seu próprio conhecimento de modo activo e colaborativo, aspectos cada vez mais valorizados no mundo actual. O professor desempenha um papel de orientador das aprendizagens do aluno, que apesar disto deve realizar uma permanente actualização e, se for o caso, alteração das estratégias educativas, com o objectivo de motivar os alunos e de encaminhar para a educação muitas das potencialidades das diferentes tecnologias (como por exemplo, a utilização em contexto educativo de e-recursos: websites, blogues e plataformas interactivas, tendo como finalidade melhorar a qualidade do ensino). Este ao utilizar de forma correcta as novas tecnologias só estará a melhorar os resultados da aprendizagem dos seus alunos, proporcionando-lhes uma maior diversidade de experiências educativas e uma maior interactividade na relação professor-aluno e aluno-aluno. Assim, as novas tecnologias fomentam ambientes de aprendizagem motivadores, interactivos e simples de desenvolver, encurtando a discrepância entre a escola e o mundo real, em que as constantes mudanças socioeconómicas submetem as pessoas a uma aprendizagem e adaptação contínua.
O desenvolvimento tecnológico e a difusão de espaços na Web acessíveis a todos os cidadãos, associados à facilidade de utilização e à inexistência de custos de utilização, conduziram à sua adopção em massa, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento na sociedade e na educação. Actualmente, o desenvolvimento tecnológico possibilita um equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino online, e cabe ao professor e à instituição adaptar aos interesses dos alunos e ao tipo de aprendizagens/conteúdos a leccionar o que mais se ajusta.
Para concluir, o surgimento das tecnologias da informação no quotidiano dos indivíduos tem um forte impacto na sociedade actual, sendo-lhes exigido uma constante adaptação, multifuncionalidade e criatividade na resolução de novos problemas que vão surgindo. Por isso, a escola não deve e não pode ficar indiferente às modificações que ocorrem na sociedade e à generalização dos novos meios de comunicação e universalização e uniformização da informação, tornando assim o mundo global. Deste modo, a educação deve preparar para a vida.